Ong Catavento

Associação Comunitária de Ação Social, Cultural e Ambiental "Catavento"

Catavento > História

Nossa História

por Diretoria

Nossa história inicia-se, informalmente, no segundo semestre de 2002, quando o grupo de Conselheiros do COMEN (Conselho Municipal de Entorpecentes), observando a crescente demanda da população do município de Osório por políticas de prevenção ao uso abusivo de drogas, voltou especial atenção ao assunto, na busca por novas alternativas de controle e prevenção. Pensou-se então em um projeto que pudesse abarcar as necessidades desse público específico. Entendendo ser essa uma questão de amplo espectro, criou-se a Associação Comunitária de Ação Social, Cultural e Ambiental Catavento, que foi oficialmente fundada em 06 de maio de 2003.

Entre vários projetos executados pela ONG Catavento atualmente existe o Programa RECRIAR, Centro de Referência para a Infância e Adolescência, implantado no início de abril de 2007 (dois mil e sete). Este Programa começou com o patrocínio da PETROBRAS, através do FIA. Hoje ele foi ampliado e transformou-se em modelo para o atendimento das Medidas Socioeducativas. O objetivo geral do Programa Recriar é oferecer acompanhamento terapêutico e social às crianças, adolescentes e seus familiares em situação de risco que se encontram vulneráveis, prioritariamente encaminhados pelo Juizado da Infância e da Juventude da Comarca de Osório, buscando um desenvolvimento individual adequado e para uma inserção social efetiva e cidadã.

No ano de 2010 (dois mil e dez), a ONG Catavento assinou convênio com a Prefeitura Municipal de Osório, que delega a esta Associação, a Execução das Medidas Socioeducativas impetradas pelo Judiciário, recebendo adolescentes em conflito com a lei para o cumprimento das Medidas Socioeducativas, Prestação de Serviços à Comunidade (PSC) e Liberdade Assistida (LA).

A ONG Catavento, com reconhecida atuação na sociedade, tornou-se co-gestora de um importante Projeto Educacional, proposto pela Faculdade Cenecista de Osório – FACOS, a criação de um centro de pesquisa sobre Arqueologia e os Povos Indígenas do Litoral.